ESPELHO DE BRONZE?

Tudo começou quando meu amigo Bernardo me incentivou a publicar o blog o mais rápido possível e me atribuiu a tarefa de elaborar um nome também. Depois disso fui ao banheiro, fiquei me olhando naquele grande espelho enquanto avaliava a seguinte afirmativa: O amor jamais acabará...

Analisei que a crescente intensidade da violência, concorrendo com a decadência moral e a crise de fé conduz muitas pessoas a duvidar ou até mesmo negar a existência de um ser superior que criou todas as coisas com fonte do amor perfeito e verdadeiro. Por outro lado, ainda que a humanidade explore o limite máximo da corrupção, mesmo que ábdito na mente de muitos humanos, o amor será lembrado.

Do amor não se terá apenas uma memória obrigatória e fria, uma memória filosófica e metafísica. Existe uma espécie de imanência do amor divino, remota e ao mesmo tempo gostosa, edificante e atraente. Existe na humanidade uma vontade de viver a totalidade do que agora só se tem em parte; é algo que tem muito a ver com finalidade da criação, embora não se possa agora ver, ouvir ou tocar.

A imperfeição humana aliada ao anseio de saciar o vazio do coração motiva muitas pessoas a lutarem fervorosamente para defender seus amuletos idealistas, religiosos, financeiros ou carnais. O amor verdadeiro, porém, produz uma busca muito mais sublime, sem interesse ou razão de ser na expressão. Após explorar ao máximo de tudo que se possa buscar neste plano para satisfazer-se, geralmente muitas pessoas abrem a sensibilidade para temas que transcendem à própria existência.

O homem é muito mais que uma junção de ossos, nervos, sistemas, carne, pele e alma; é muito mais que uma complicada máquina de elaborações de conceitos, ele é alvo do amor divino. Não existe qualquer bem na humanidade que possa agradar a Deus; Livre em sua vontade resolveu manifestar o seu amor. A gula da insatisfação chegará ao fim, o que é imperfeito será aniquilado, dons e conhecimentos serão apenas acessórios até chegar o dia da perfeição.

O apóstolo Paulo falou a igreja de Corinto da perfeição que será trazida, I Co 13.10 a 13. Utilizou a figura do espelho para ilustrar a vaidade daqueles que buscam o amor através de conflitos infantis como crianças que disputam um brinquedo. Temas que muitos doutores e leigos passaram e passarão séculos discutindo deixará de ter razão quando o amor perfeito se revelar. O espelho que Paulo se referiu em sua ilustração era um bronze esférico côncavo extremamente polido no qual se refletia a própria imagem obscuramente.

Por mais que pareça clara a revelação que Deus faz de si mesmo, a humanidade ainda tem visão limitada por consequência da concupiscência que confunde o entendimento. Existe na revelação especial elementos suficiente que possibilita o homem a dominar-se com base no exemplo daquele que é perfeito, de maneira que muitos serão convencidos a abrir mão de suas realidades e segurança e avançar pela fé no que será realmente importante e verdadeiro pra eles com a finalidade de aperfeiçoar seus entendimentos no amor perfeito.

Todo bem que se possa fazer nessa existência terá sua excelência. Entretanto, O apóstolo Paulo leva a ponderar sobre o que é mais importante: Deve-se fazer para ser ou ser para fazer? Será que ainda que se ofereça o próprio corpo para ser queimado, sem amor, terá repercussão eterna? Certamente a busca pelo aperfeiçoamento no amor verdadeiro formará pessoas maduras, com a visão mental mais apurada, desapegadas de amuletos, motivadas apenas por fé e dispostas a praticar conscientemente boas obras.

A fé é a certeza de algo que não se vê e a esperança o desejo de que a certeza se realize. Quando vier aquele que é perfeito e muitos tiverem o entendimento ampliado, a esperança e a fé deixarão de existir, mas o amor permanecerá para sempre. Por esta razão a revelação especial do amor será o elemento de excelência que permeará as postagens neste blog. Espelho de bronze almeja ir brilhando como a aurora até tornar dia perfeito nos temas atuais que envolvem as relações humanas.

A missão deste blog é contribuir na produção de material que promova o aprimoramento cauteloso da personalidade, de modo que o leitor seja confrontado a distinguir o que é periférico do central, o que é trivial do essencial e o que é imagem do real.

Produzido por Wilson Nobreza

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa do Blog. Que Deus abençoe grandemente sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns nobre que Deus te ilumine sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Postarei muito material interessante,,, Fique atento!

      Excluir
  3. A missão do blog é muito pertinente e acredito que possa ser útil, mas o blog nunca vai substituir o assentar-se numa mesa, uma garrafa de vinho, sem hora pra ir embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. Utilizar a troca de ideias presencial é descobrir a sinergia do relacionar-se... Espelho de bronze não tem a pretensão de substituir esse presente divino, apenas fornecer o arranque para que esses momentos à mesa possam ser marcantes.
      Obrigado por contribuir com o comentário! Espero sugestões que possam tornar nossas postagens ainda melhores.

      Excluir
    2. Exatamente. O objetivo do blog é fornecer material que possa servir de ponto de partida para o desenvolvimento crítico também nas rodas de conversas ao vivo e em cores.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OLHAR DINÂMICO - A treliça e a Videira

OLHAR DINÂMICO - Liderança e Integridade

OLHAR DINÂMICO - A Igreja local e missões