A inveja?



Determinada mulher, depois de encontrar sua colega que há muito não via, agora a viu experimentando momentos de alegria e prosperidade... Tornou-se imediatamente irritada, voltou-se contra seu marido, o agrediu e o humilhou com palavras que o culpavam de toda insatisfação que ela conservava. 


Aquela cena me pareceu o episódio de um surdo de inveja à flor da pele.

A inveja é considerada um dos sete pecados capitais. O Sábio Salomão em um de seus provérbios afirmou: “A paz de espírito é saúde para o corpo, mas a inveja corrói como o câncer.” Pv 14.30

A inveja é uma doença silenciosa que apodrecerá gradativamente a mente daquele que foi contaminado por ela. O invejoso anda de mãos dadas com três irmãs: A falsidade, a ira e a preguiça. Enfeitiçado, dedicará tempo precioso preocupando-se em fazer auditoria da vida do outro, de modo que perderá o tempo suficiente que poderia ser empregado com a realização de seus próprios ideais.

A inveja é um sentimento oriundo da formação do caráter. Reflete a inferioridade intermediada pela maldade que será transmitida ao público por palavras e procedimento daquele que é dominado por ela.

O invejoso expressa-se em dois estágios: Inicialmente, vale-se de atitudes capciosas para manifestar a contrariedade provocada pela alegria ou prosperidade de outrem. Depois desenvolve para o desejo irrefreável de possuir ou gozar o que a outra pessoa possui ou vivencia.

A pessoa invejosa é perigosa e fácil de identificar. Geralmente menospreza a conquista de outrem ao esboçar comemorações forçadas, sem motivos, difama o alvo de sua inveja publicamente com comentários negativos, se oferece sem necessidade para estar junto em qualquer situação, a conversa predileta será criticar a vida de todos os que a rodeia.

O invejoso dificilmente admitirá seus próprios erros, ainda que seja fortemente persuadido. Sempre se imporá como o dono da razão, no poder tratará seus subordinados com desdém. É um egoísta nato, fará com que tudo gravite ao seu redor e se sente a vontade no meio de bajuladores.

A melhor forma de conviver com um invejoso é praticar a prova do silêncio. Evite expor planos e sonhos e deixe-o no vácuo sempre que possível. O invejoso é traiçoeiro, quando tiver chance livre-se dele.

A inveja é uma grave doença que se aloja nos ossos, se não for identificada, erradicada dará metástase e contaminará o corpo inteiro. 

Cuide-se!

Por Wilson Nobreza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OLHAR DINÂMICO - A treliça e a Videira

OLHAR DINÂMICO - Liderança e Integridade

OLHAR DINÂMICO - A Igreja local e missões