UM PRESENTE PARA VIDA TODA - Artigo

UM PRESENTE PARA VIDA TODA

Outro dia li na internet que um homem descontente com a sorte queixava-se de Deus:
– Deus dá aos outros as riquezas, e a mim não dá coisa alguma. Como poderei ser feliz nesta vida sem possuir algo?
Um companheiro dele, ao ouviu aquelas palavras perguntou-lhe:
– Acaso você é tão pobre quanto diz? Deus não lhe deu, porventura, saúde e mocidade?
– Não digo que não, até me orgulho bastante da minha força e da minha juventude respondeu o homem.
– Trocaria sua saúde e sua mocidade por dinheiro?
– Não!
O companheiro pegou na sua mão direita e lhe perguntou:
– Você venderia sua mão direita? Deixaria que a cortassem por um bom dinheiro?
– Não, de jeito algum disse homem!
– E a esquerda?
– De jeito nenhum!
– E seus olhos, você os venderia, ficaria cego pelo resto da vida por uma “bolada”?
– Não daria nem um olho por dinheiro!
– Então, quanta riqueza Deus lhe deu... Pena não reconhece o valor de sua fortuna!

A leitura me orientou a compreender que prosperidade não está restrita apenas ao acúmulo de bens materiais e fortuna, é muito mais abrangente, inclui triunfar em outras áreas da vida também: Conforto, família, saúde, paz e outras coisas mais, sempre conservando um coração grato.

Muitas são as pessoas que estão passando os dias da história delas procurando motivos para compor o descontentamento contra a própria existência. Pessoas, que em muitos casos, não têm mais entusiasmo, vivem errantes, dispersas, conservam sentimento de estarem na pátria errada, geralmente com a mente atribulada com muitos problemas, indefesas e estagnadas.

Qualquer um de dos seres humanos está sujeito a se perder em descontentamentos. A questão é: Como manter-se entusiasmado em triunfar nas áreas importantes da vida experimentando situações adversas que provocam tremendo desassossego na alma?

Existem vários recursos, meditar é uma dessas prática que ajudam a confrontar a própria personalidade em busca de respostas. Um dia desses, meditando nas palavras da primeira carta de Pedro, mas especificamente no capítulo 1, versos 13 e 14 li: “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;” descobri lições que respondem a pergunta.

O texto que li é parte da carta de Pedro que foi destinada aos Cristãos estranhos na terra onde se encontravam, cristãos esses da dispersão de judeus decorrente da perseguição política e religiosa. Na carta Pedro fez referência a cinco províncias romanas da região da Ásia Menor v 1.1, que provavelmente hoje corresponde a Turquia Asiática.
Pedro foi natural de Betsaida, Jo 1:44, pessoa simples, pescador, irmão do apóstolo André, foi um evangelista nato lembrado no episódio do dia de pentecoste depois que foram convertidas aproximadamente 3 mil pessoas mediante sua pregação, At 2.14. Todos os pais da igreja e reformadores concordam com autoria do Apóstolo Pedro nesta carta. Há quem diga que a carta foi escrita de Roma por volta do ano 64 d.C, cuja escrita contém um grego de excelência. Provavelmente Pedro foi parceiro de Silvano, um cidadão romano culto e bem preparado, escriba, 5.12, o qual deve ter contribuído para a maravilhosa produção.

Certamente o propósito que motivou Pedro a escreve para pessoas que estavam sofrendo perseguição social, política e religiosa foi a necessidade de exorta-los a crer que a graça de Deus era suficiente em tempos difíceis. Sinalizou nos versos de 1-12 que os eleitos foram gerados para a viva esperança da herança incorruptível, ainda que provados por várias tentações, deveriam gloriar-se em Deus com alegria inefável.

Evidente que não é tão fácil conceber a ideia de vencer os desafios com expressão de alegria e gratidão para pessoas que estão vivenciando situação de perseguição, tribulação ou provações . São momentos que a mente está procurando motivos para estagnar e entregar o corpo a fragelo.

Qual seria então a receita para manter-se entusiasmado vivenciando situações que provocam tremendo desassossego a alma?

A porção da carta de Pedro que foi alvo de minha meditação apresentou três pontos fundamentais para responder a essa pergunta:

Inicialmente percebe-se a recomendação para Cingir os lombos do entendimento. Cingir é fechar as frestas, cercar, proteger, significa enriquecer a mente com conhecimento de Deus, adornar a mente com pensamentos nobres.

Às vezes a mente está sendo bombardeada por dardos inflamados do tipo:
  • A Corrupção da nação brasileira redunda em decadência social, política e religiosa;
  • Cresce a impiedade e a imoralidade caiu na graça do povo;
  • Falsos profetas mercadejam a palavra de Deus e infectam os despreparados com suas falsas doutrinas;
  • A violência está evidente em todas as camadas sociais e o amor está se esfriando;
  • A cultura atual está desconstruindo a família tradicional e os relacionamentos familiares estão em desordem;
  • Culto midiático suplanta a comunhão com Deus e torna as pessoas mais dispersas.
  • O mundo trata melhor quem tem dinheiro e se veste bem;
  • O mundo dos negócios está mais exigente;
  •  Falta de resultado profissional leva muitos à margem da sociedade;
  • As residências estão ficando menores e mais caras.
Esses e outros ataques são frustrações têm roubado o entusiasmo de muitas pessoas e engrossado as fileiras dos depressivos urbanos.

O Apóstolo Paulo na sua carta enviada aos Filipenses disse: "Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai. Fl 4.8." Indicou que a mente precisa estar blindada com todo tipo de mensagens boas.

No evangelho de João capítulo 10, verso 10 se lê: "O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude." Conclui-se que ser mordido pela serpente deste século acabará enrolado. Serão pessoas que terão a alegria de viver roubada, sonhos destruídos que conservam nas entranhas vontade de matar ou morrer desenvolvida pela impotência de não conseguir resolver o mundo. 

Em contra partida a pessoa que tem a mente blindada com capacete da salvação terá melhores chance de viver mais seguramente numa situação de alegria abundante porque saberá lidar com qualquer situação. Cingir o lombo do entendimento foi a primeira recomendação,

Segunda recomendação foi para ser “sóbrio, como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância”Ser sóbrio é estar alerta para discernir o  tipo de ataque do mal e pronto para responder de forma correta e obediente sem faltar com princípios. Muitas pessoas ainda têm sabotado a si mesmas ao se entregarem a desejos ultrapassados ou que já foram vencidos. Agem como se não tivessem que prestar conta dos atos que praticam, dominadas por ingratidão e autossuficiência sempre retornam aos desejos fracos dos tempos da ignorância.

A finalidade da ignorância é imobilizar a mente tornando-a desobediente para servir a princípios, para amadurecer conceitos e superar estágios emocionais, tem a finalidade de deixar a pessoa sem ação para produzir frutos que lhe tragam harmonia e paz. Comprometerá o vulnerável numa agenda de atrações e seduções infantis, tornando-o medíocre, sem fé, sem compromisso e sem realizações que anime a alma. O desejo matará seu aspirante, mas não se satisfará. Um professor de filosofia sempre repetia em sala de aula: "O homem é um infinito insatisfeito". Hospitais, presídios, empresas de próteses e velórios são locais ideais para observar o desfecho de muitos desejos infantis. As ações denunciam o que vai aos pensamentos de uma pessoa. Jesus disse: "Uma árvore é conhecida pelo seu fruto", Mt 12:33. A sobriedade, por sua vez, desenvolve uma mente alerta a discernir o que é de fato alegrar-se. Abduz que a segundo recomendação propõe sobriedade para discernir o tipo de ataque e obediente a princípios para agir corretamente.

Finalmente a terceira recomendação é para esperar inteiramente na graça.
Que graça é essa?
Pedro se refere a um favor imerecido de Deus iniciado no coração daquele que crê com previsão de ser completado na revelação daquele que é justo. Favor que está vinculado a esperança de ver dias que a alegria, paz e harmonia serão perfeitamente completas. Sugere concentrar atenções nesse favor, presente que foi aplicado na mente do que crê pelo espírito de luz e de verdade. No plano de vida na terra, a humanidade vivencia apenas picos de alegria, prenúncio da felicidade que está por vir. Aquela desejada alegria plena foi colocada dentro da caixa com nome GRAÇA que será totalmente revelada na sua plenitude que os que creem receberão um corpo glorificado capaz de suportar o gozo eterno.

O apóstolo Paulo explicou esse processo aos Coríntios ao dizer: "Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido." I Co 13.12. Não tenha dúvida ou se envergonhe ao esperar pela Graça que foi dada ela será revelada. Aqui vale lembrar um episódio de minha infância:
Minha mãe, por muitas vezes, recebeu o 13º antecipado no mês de Dezembro. Logo comprava os presentes de natal para nós... Éramos quatro irmãos... Duro é que sabíamos onde ela guardava os presentes, mas só poderíamos abri-los no dia do natal! Nossa fé era tanta, não sabíamos o que havia por debaixo dos embrulhos, mas a alegria da espera cada dia robustecia a imagem em nossas almas, ansiosos para que chegasse o dia final para então abrirmos os presentes. Enquanto esperávamos anunciávamos a todos os nossos coleguinhas da época que já tínhamos um presente como forma de manter viva a esperança...
 
Assim é aquela pessoa que espera a revelação da graça: Anuncia com entusiasmo enquanto espera pela abertura do presente, não é loucura, é fé. É uma esperança contagiante e racional, um sonho do qual em breve muito serão acordados para viver a realidade. 

Para alcançar expressão de alegria e gratidão, mesmo vivenciando tempos de tribulação, será necessário:

Blindar a mente com o conhecimento nobre da verdade divina;
Manter-se alerta para discernir os tipos de ataques de tentação e pronto a obedecer a princípios para agir corretamente;
Esperar inteiramente na graça com entusiasmo até sua revelação final.

Deus tem um presente para vida toda, desfrute da alegria de tê-lo recebido durante a jornada. Não desanime, medite nas palavras de vida, procure sentir a presença do Espírito de Deus e se renda a transformação que Ele irá fazer em seus conceitos. Só Deus sabe como completar o vazio de alma com conhecimento, alegria, paz e harmonia.

Produzido por Wilson Nobreza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OLHAR DINÂMICO - A treliça e a Videira

OLHAR DINÂMICO - Liderança e Integridade

OLHAR DINÂMICO - A Igreja local e missões