Existe uma técnica para resolver problemas?


Qual a melhor forma de encontrar contramedidas para solucionar as causas de um problema?

Uma das técnicas mais indicadas é o brainstorming ou numa tentativa mais próxima da tradução desse termo, tempestade de ideias. Essa técnica poderá ser utilizada em qualquer situação.

A pedagoga e psicóloga Maria Helena Pádua Coelho de Godoy, no contexto da Gestão da Qualidade Total, define brainstorming como “uma dinâmica de grupo em que as pessoas, de forma organizada e com oportunidades iguais, fazem um grande esforço mental para opinar sobre determinado assunto.”
A dinâmica deve ser utilizada na fase inicial do ciclo do PDCA. É concebida como um esforço mental de forma cooperativa e construtiva para anular um problema e não apenas simples bate papo em que as ideias caem do céu. O grupo deve ser formado por pessoas que experienciam o assunto e o coordenador do grupo deverá ser treinado nas etapas do brainstorming com finalidade de obter resultados satisfatórios sem descartar qualquer ideia. O brainstorming é um excelente mecanismo de educação e treinamento técnico que possibilita o envolvimento pleno das pessoas na resolução do problema.
Inicialmente o grupo precisa ter bem claro a diferença entre análise sobre os meios e análise dos fins. Quem não sabe onde quer chegar não gerencia bem os seus processos. O brainstorming compreende quatro etapas: apresentação detalhada do problema; Apontamento hierárquico das causas que provocam o problema; Seleção das causas mais importantes; Plano de ação das contramedidas.
O brainstorming legitima-se quando faz convergir todas as visões e conhecimento dos segmentos envolvidos sobre determinado assunto por um resultado em comum. A dinâmica visa verificar as falhas e não destacar culpados. É a construção de posições equilibradas através de troca de ideias incentivando a renúncia de preconceitos e de conceitos extremamente abertos.
A aplicação do brainstorming permite aptidões operacionais a todos os envolvidos. Esgotado o conhecimento disponível no grupo deve-se convocar um especialista, fazer pesquisas, testar hipóteses, realizar simulações e outras ferramentas mais sofisticadas.
Finalmente, conclui-se que para a maior parte de problemas o conhecimento que os envolvidos possuem será suficiente para resolvê-los. A postura de aguardar soluções externas ou culpar responsável não contribuem para a edificação e progresso das pessoas.


Do livro Brainstorming:
Como atingir metas - Maria Helena Pádua Coelho de Godoy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OLHAR DINÂMICO - A treliça e a Videira

OLHAR DINÂMICO - Liderança e Integridade

OLHAR DINÂMICO - A Igreja local e missões