PRECONCEITO? Artigo

O QUE É O PRECONCEITO?




É opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.

Fica evidente quando uma pessoa emite opinião em determinado assunto que não conhece suficientemente os fundamentos que regem os temas que o relacionam.

Senso crítico é a competência que permite se posicionar confiadamente e tomar decisões acertadas diante dos dilemas da vida.

Existe uma presença fraca de brasileiros com consciência crítica no universo da formação de opiniões.

Formar opinião não é a falsa sensação de alívio por regurgitar o que pensa de forma incisiva, sem nem medir os danos que a conduta mal colocada poderá causar. A consciência crítica é produto da rara combinação de conhecimento e sabedoria.

O conhecimento é um recurso obtido através de diagnós­ti­­­­cos acurados sobre determinado assunto e sabedoria é o modo qualificado, sistemático, educado e respeitoso de transmitir o conhecimento obtido. 

Muitas pessoas, por não ter desenvolvido a consciência crítica, deixam de se posicionar ou se expressam de maneira que não serão ouvidas. 

Não parece sensato emitir uma opinião precipitada ou tratar com desdém aquilo que não se conhece. Será mais apropriado examinar todas as evidências com o objetivo de reter o que for realmente bom para si. Os benefícios serão incalculáveis para aquelas pessoas que se abrem criteriosamente para apreciarem novos conceitos. Desarme-se, deixe a guarda baixa, não fique omisso, invista tempo para examinar as evidências dos dilemas que aparecerão em sua história. Será uma maneira fácil e descontraída de desconstruir preconceitos, desenvolver consciência crítica e formar opiniões de qualidade.

Produção Wilson Nobreza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OLHAR DINÂMICO - A treliça e a Videira

OLHAR DINÂMICO - Liderança e Integridade

OLHAR DINÂMICO - A Igreja local e missões